Queda das prestações irá manter-se nos próximos meses

Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Prestações do crédito à habitação vão cair em Julho com a queda das taxas Euribor, segundo informação cedida pela Deco.

As famílias com crédito à habitação podem respirar aliviadas em julho, já que as prestações vão continuar a diminuir, acompanhando a queda das taxas médias Euribor em todas as maturidades. A Deco Proteste avançou que esta tendência será mais acentuada nas taxas de 3 meses em relação às de 12 meses.

"As médias das taxas Euribor para este mês continuam a baixar, com uma queda mais significativa na taxa de 3 meses. Embora ainda existam médias invertidas, com taxas mais altas nas maturidades mais curtas, essas diferenças estão a diminuir", apontaram.

A tendência de descida gradual das taxas Euribor nas várias maturidades continua então, a ser mais acentuada nas mais curtas. A maior redução é observada nas prestações indexadas à Euribor a 12 meses, que anteriormente estavam no seu pico.

A Deco prevê que esta tendência de queda se mantenha pelos próximos dois a três meses, abrangendo o período de verão.

Exemplo:

Para um empréstimo de 150 mil euros a 30 anos, com um spread de 1%:

  • Euribor a 12 meses: A prestação mensal descerá para 774 euros, uma redução de 32 euros (3,97%) em relação aos 806 euros dos últimos 12 meses. A taxa média de junho foi de 3,658%.

  • Euribor a 6 meses: A prestação mensal será de 779 euros, uma descida de 19 euros (2,38%) face aos 798 euros de janeiro de 2024. A taxa média de junho foi de 3,719%.

  • Euribor a 3 meses: A prestação mensal cairá para 780 euros, uma redução de 18 euros (2,25%) em relação aos 798 euros de abril. A taxa média de junho foi de 3,727%.


Susana Pedro
Susana Pedro
Content Writer